Por Thiago Bríglia
Na manhã de terça-feira (01/11), representantes dos segmentos artístico-culturais se reuniram com o Presidente da Comissão de Orçamento da ALE-RR, deputado Gerson Chagas, e com os deputados da Comissão de Educação e Cultura Lenir Rodrigues e Evangelista Siqueira para tratar do orçamento da pasta da Cultura em 2017.
Catarina Ribeiro, Dagoberto Caimbé, Dayana Soares, Mario Moura, Silmara Costa, Thiago Briglia |
Os representantes dos Reagentes Culturais, coletivo informal que reúne segmentos distintos de expressões artísticas, gestores e fazedores culturais, solicitaram ao deputado Chagas a alocação de recursos do orçamento para o Fundo Estadual de Cultura, da Secult.
A proposta é que estes recursos sejam destinados aos segmentos artístico-culturais por meio de editais públicos constituídos pelo poder público estadual, juntamente com a sociedade civil organizada.
Gerson Chagas se comprometeu a levar essa demanda aos demais membros da Comissão de Orçamento.
Os membros da sociedade civil responsáveis pelo acompanhamento da Lei Orçamentária Anual para a Secretaria Estadual de Cultura em 2017 foram escolhidos durante Audiência Pública realizada pela Assembléia Legislativa do Estado de Roraima, no último dia 27 de outubro.
Membros da Sociedade Civil de acompanhamento à Comissão de Orçamento da ALE-RR |
A Audiência Pública presidida pela deputada estadual Lenir Rodrigues e provocada pelo deputado estadual Evangelista Siqueira e pelo Reagentes Culturais reuniu mais de 70 pessoas, entre representantes da Rede Pontos de Cultura, Grupos de Quadrilha Junina, Movimentos de Cultura Popular, Indígenas, Afrodescendentes, Capoeira, Fórum de Dança, Hip Hop, Grafite , Fanfarras , Boi Bumbá, Ciranda, Cangaço, além de representantes dos segmentos de Artes Visuais, Cinema, Música e Teatro e membros do Conselho Estadual de Cultura.
*Thiago Bríglia é um dos articuladores do coletivo Reagentes Culturais.
** Para ler outros textos de Thiago Bríglia, clique nos links abaixo:
A gente não quer só comida, a gente quer políticas públicas de financiamento da cultura já!
Rolezinho cultural da arte roraimense
A gente não quer só comida, a gente quer políticas públicas de financiamento da cultura já!
Rolezinho cultural da arte roraimense
*** Para saber mais sobre o coletivo Reagentes Culturais, acesse:
Reagentes Culturais: como tudo começou... ou de que buraco saiu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário