quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Secult faz convite direto a artistas para serem membros do GTAP


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está fazendo convite a artistas e produtores culturais para serem membros do Grupo Técnico de Avaliação de Projetos (GTAP), responsável pela avaliação técnica dos projetos inscritos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


O procedimento da Secult pode estar em desacordo com o decreto de regulamentação da Lei de Incentivo. O decreto determina que a secretaria publique convocação no Diário Oficial do Estado e em jornal de ampla circulação. A convocação foi publicada no Diário Oficial de 24 de agosto de 2017, mas não se sabe se foi feita a publicação em jornal de ampla circulação.


Além disso, são as entidades que devem fazer as indicações. Artistas não podem se candidatar ao GTAP de forma avulsa. A Secult também não pode indicar representantes da sociedade civil, sem a convocação prevista na legislação.


Para se ter uma ideia, segundo o decreto, não é qualquer entidade que pode indicar representantes para o GTAP: somente aquelas sem fins lucrativos, cujas finalidades e objetivos estatutários sejam prioritariamente artísticos ou culturais e que tenham, no mínimo um ano de existência legal e de efetivo funcionamento, e cujos membros da diretoria não sejam remunerados.



A classe artística desconfia que esta seja mais uma estratégia da secretaria para compor a totalidade do GTAP com representantes que somente acatem as decisões da Secult, ainda que isso contrarie as demandas da sociedade civil e entre em conflito com a legislação.

Ao ser perguntado se aceitou o convite da Secult, um artista que ainda sonha ter projeto aprovado na Lei de Incentivo e que, por isso, terá a identidade preservada, respondeu: “Télesé?!”



Em tempo: Versão anterior deste post informava erroneamente que a convocação não havia sido publicada no Diário Oficial. A informação foi baseada em pesquisa feita pela equipe deste blog no site do Diário Oficial do Estado. Em ‘PESQUIVA POR PALAVRAS CHAVE’ foi inserido o termo ‘GTAP’. Entre os resultados, não constava o diário do dia 24 de agosto de 2017, o que mostra que esse mecanismo de busca não é totalmente confiável. O erro no post foi corrigido às 10:42 (horário de Boa Vista), em 6 de setembro de 2017.

#LutopelaculturaRR 

Leia também:
Secult nomeia ilegalmente servidora do GTAP pelo quarto ano consecutivo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário